\ Universidade de São Paulo - Sites > Departamento de Engenharia de Produção == > Destaques > Poli-USP celebra parceria de cooperação internacional com a Universidade Politécnica de Madrid e ACCIONA

No dia 20 de fevereiro de 2024, foi realizada a cerimônia para celebrar o convênio de cooperação internacional da Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP) com a Universidade Politécnica de Madrid (UPM) e a ACCIONA, empresa global que desenvolve e constrói soluções de infraestrutura sustentáveis.

A cerimônia foi mediada pela Profa. Dra. Marly Monteiro de Carvalho, titular do Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP e coordenadora do convênio pela Poli USP, e contou com a participação do Diretor da Poli USP, Prof. Dr. Reinaldo Giudici; do Coordenador da Comissão de Relações Internacionais da Poli, Prof. Dr. Marcio Lobo Netto; do Diretor de País da ACCIONA, André De Angelo; e da Professora Titular da UPM, Isabel Ortiz.

Compareceram também Pablo Felix del Cueto, Head of Talent & Knowledge Applied to Business da ACCIONA Global e María Castroviejo Nicolas, Director of Organization, Talent and Health da ACCIONA Brasil, e o Prof. Dr. Fernando Tobal Berssaneti, vice-coordenador do convênio pela Poli-USP.

O Diretor da Poli, Prof. Reinaldo Giudici, enfatizou que tais parcerias desempenham um papel fundamental no reconhecimento internacional da USP. Ele destacou que no ano anterior, a universidade alcançou a 85ª posição no ranking mundial, tornando-se a primeira instituição de ensino superior brasileira a alcançar esse feito.

O Diretor de País da ACCIONA, André De Angelo, ressaltou a relevância do acordo tripartite entre as universidades e a empresa visando não apenas aprimorar o conhecimento e as habilidades dos participantes, mas também impulsionar o progresso socioeconômico e o desenvolvimento sustentável.

A Profa. Isabel Ortiz  enfatizou a importância do convênio e comentou a parceria prévia entre UPM e Acciona e UPM e USP, junto com a professora Marly na área de Gestão de Projetos como embrião dessa parceria.

Além da cerimônia, os coordenadores do convênio realizaram uma agenda de reuniões para prospectar novos projetos e oportunidades de parcerias e intercâmbios com as diferentes áreas da Poli USP: Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Internacionalização.