Fale conoscoFacebookInstagramYoutubeLinkedin

Premiados de 2012

Finalista

Análise e Melhoria de Processos em uma Empresa Desenvolvedora de Sistemas
Autor: Rafael Oricchio Gimenes
Orientador: Prof. Dr. André Leme Fleury

RESUMO:
Atualmente, muitas empresas terceirizam seus serviços de tecnologia da informação e procuram por fornecedores capazes de suprir suas necessidades e oferecer resultados confiáveis em suas soluções. A empresa alvo deste estudo iniciou suas atividades no ramo de desenvolvimento de sistemas há aproximadamente dois anos, com o intuito de expandir seu mercado de atuação e garantir fluxos de caixa mais previsíveis. Devido à sua imaturidade nesta área de atuação, muitos processos ainda são mal estruturados. Processos como suporte ao cliente, desenvolvimento e operação das ferramentas oferecidas têm grande importância para o sucesso do negócio e apresentam mau desempenho. Além disso, não há indicadores de desempenho que traduzam os objetivos estratégicos da empresa, fazendo com que não haja uma direção clara a ser seguida.
Neste contexto, este trabalho tem como objetivo geral a reestruturação dos processos críticos da empresa, visando a um melhor funcionamento da organização e uma maior satisfação dos clientes. Além disso, este trabalho possui objetivos específicos, como a (1) elaboração de uma estratégia para a empresa, (2) análise, redesenho e melhoria dos processos de suporte ao cliente, desenvolvimento e operação de sistemas, (3) construção de um sistema de indicadores de desempenho, por meio de um Balanced Scorecard e (4) elaboração de um plano de implementação do BSC.
Para atingir os objetivos do trabalho é realizada uma revisão bibliográfica dos temas tratados, seguida de uma sistemática que inclui as seguintes etapas: elaboração da estratégia, definição dos Fatores Críticos de Sucesso, mapeamento dos processos, identificação dos processos críticos, identificação das causas raízes, redesenho dos processos críticos, desenho do Balanced Scorecard, escolha e elaboração dos indicadores e plano de implementação.
Assim, após a implementação das sugestões de melhoria dos processos foi possível obter um suporte ao cliente mais bem organizado e eficiente e uma operação das ferramentas menos suscetível a erros. Além disso, com o novo processo de desenvolvimento dos sistemas, houve uma redução da utilização de recursos pessoais e um melhor gerenciamento das versões lançadas. A construção do BSC permitiu uma maior reflexão acerca dos objetivos estratégicos da empresa e dos indicadores de desempenho que irão guiá-la para o seu sucesso.

Trabalho de Formatura Completo


Finalista

Uso de modelos autoregressivos e gráficos de controle para monitorar volatilidade de ativos financeiro.
Autor: Luiz Henrique Paiffer dos Santos
Orientadora: Profa. Dra. Linda Lee Ho

RESUMO:
Este trabalho propõe uma metodologia para modelar volatilidade de preços de ativos financeiros e monitorá-la através de gráficos de controle, que alertam o usuário em casos de aumento da magnitude da mesma para que este tome alguma decisão. Dado o grande número de fatores que influenciam a formação do preço de um ativo, a volatilidade como medida de incerteza e risco é o parâmetro mais observado pelos gerenciadores de carteira de ativos. A primeira parte da metodologia proposta consiste em utilizar um modelo autorregressivo que assume que a volatilidade condicional não é constante ao longo do tempo (GARCH). Posteriormente, o trabalho analisa o emprego de gráficos de controle com memória, leia-se, EWMA e CUSUM, para monitorar a volatilidade condicional já modelada. A avaliação do desempenho das ferramentas é realizada através da observação do ARL de cada gráfico em situações que a volatilidade aumenta. Neste aspecto, os gráficos mostraram bons resultados, com vantagem para o EWMA. Finalmente, testou-se o uso dos gráficos em períodos passados para verificar se os mesmos teriam identificado momentos de alta volatilidade conhecidos e os resultados obtidos foram satisfatórios.

Trabalho de Formatura Completo


Finalista

Integração dos fornecedores no desenvolvimento de novos produtos na Indústria Automobilística: Fatores influenciantes e critérios para seleção de parceiros
Autor: Lucas Ferreira Campos
Orientador: Prof. Dr. Mario Sergio Salerno

RESUMO:
O presente trabalho busca preencher algumas lacunas da literatura no que tange ao apoio oferecido a empresas que buscam integrar fornecedores em atividades de co-projeto e co-desenvolvimento para itens estratégicos (com alto impacto na lucratividade). Para isso, o estudo analisa os fatores que influenciam as estratégias utilizadas pelas empresas compradoras na hora de integrar os fornecedores no desenvolvimento de novos produtos, através de estudos de casos que foram desenvolvidos para estudar empiricamente o impacto de um conjunto de fatores em certas decisões tomadas (e.g. o momento e grau de envolvimento dos fornecedores e a comunicação entre as empresas). Ademais, o trabalho reuniu e estruturou os principais critérios utilizados para a seleção de fornecedores neste contexto, sugerindo métricas e definições de como avaliá-los, e também analisou a importância dos mesmos nos casos das empresas entrevistadas. O objetivo foi estudar as ligações entre os fatores, as estratégias e os critérios de seleção em casos reais de sucesso, para descobrir assim quais ações são importantes para determinar o sucesso das parcerias em diferentes ambientes em que as empresas possam estar inseridas. Os casos de estudo foram desenvolvidos em uma subsidiária brasileira de uma montadora Européia e em duas fornecedoras de primeiro nível do mercado automotivo (“first-tier supplier”), uma de base Italiana e outra uma subsidiária brasileira de uma empresa Alemã. Os resultados, embora preliminares, mostraram abordagens de sucesso implementadas por empresas imersas em diferentes contextos e também evidenciaram os principais critérios de seleção de fornecedores em iniciativas de co-desenvolvimento. O trabalho sugere que quanto mais forte for o foco no longo prazo da parceria, maior será o peso de importância dado aos critérios “Flexíveis” (Soft) relacionados com honestidade, cultura e relacionamento. Pontos de melhoria nas relações estabelecidas e insights em relação a possíveis estratégias para serem implementadas na parcerias também são sugeridos. Tais resultados trouxeram mais apoio empírico para alguns modelos propostos pela literatura e servirão como um auxílio para empresas que buscam integrar fornecedores precocemente nos processos de desenvolvimento de novos produtos, auxiliando também fornecedores que buscam estabelecer parcerias estratégicas com seus clientes.

Trabalho de Formatura Completo