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Premiados de 2015

Prêmio Otto Bekman

Análise econômica e financeira de um negócio de entretenimento
Autor: Rodrigo de San Juan Xavier
Orientador: Prof. Dr. Davi Noboru Nakano

RESUMO:
O presente estudo tem como objetivo a análise econômica e financeira de um negócio de entretenimento ao vivo, a fim de disponibilizar a artistas e investidores uma visibilidade sobre a rentabilidade de seus projetos. Por ser uma área que, no Brasil, falta profissionalismo, principalmente no que tange um controle da parte financeira, este trabalho pretende auxiliar o setor como um todo.
Para se atingir esse propósito, foi utilizada a metodologia de projeção de fluxos de caixa livre para o acionista para a avaliação de investimentos. O caso de aplicação foi o negócio de mágicas de Philip Blue, considerado atualmente o melhor ilusionista do Brasil, que consiste na realização de cinco anos de shows abertos ao público, com previsão de início em 2016. A partir de comentários disponibilizados ao longo desse estudo é possível adaptar a lógica para outros projetos do setor.
Com base no fluxo de caixa livre para o acionista obtido para cada ano do projeto, estabeleceram-se medidas para avaliar financeiramente o negócio, como o valor líquido em caixa que os acionistas devem receber após a conclusão dos shows. Foram realizadas análises de sensibilidade dos resultados, alterando-se variáveis como preço cobrado pelo show e número de apresentações realizadas, a partir das quais é possível estabelecer metas de acordo com valores desejáveis pelos envolvidos.
O resultado desse estudo pode ser utilizado tanto para projetos pré-operacionais, fornecendo uma visibilidade de resultados futuros, quanto para negócios operacionais, disponibilizando um controle dos dados históricos e retornos efetivamente alcançados, fundamentais para o estabelecimento de melhorias futuras e na atração de potenciais interessados, como investidores, patrocinadores e apoiadores.

Trabalho de Formatura Completo


Finalista

Proposta de gerenciamento de processos de negócio em uma empresa de bens de consumo
Autor: Guilherme Simões Cotrim
Orientador: Prof. Dr. Fausto Leopoldo Mascia

RESUMO:
A busca pela simplificação das atividades diárias está cada vez mais presente nas estratégias das organizações. Espera-se com a simplificação que eliminem-se desperdícios e que a melhoria contínua se torne parte viva da empresa. Por esta razão, desenvolveu-se o presente estudo no setor da organização em que o autor realizou seu estágio, uma vez que, ali, foi identificada a oportunidade de aprimorar os processos existentes e suas respectivas documentações. Desta forma, o objetivo do presente trabalho foi o de demonstrar os benefícios que podem ser colhidos com a implementação do gerenciamento de processos de negócio (BPM – Business Process Management), através do desenvolvimento de um modelo piloto. Neste contexto, realizou-se a revisão teórica do assunto, a proposta de metodologia, o levantamento e análise dos processos, o redesenho e a padronização de um processo prioritário e a sua implementação em ambiente empresarial. Atingiu-se o objetivo proposto, uma vez que essa implementação auxiliou na redução do tempo, da complexidade e da probabilidade de erros de execução. Contou-se com a padronização de cinco processos, o que simplificou os relatórios analisados pelos funcionários da empresa. Concluindo-se, o piloto produziu oportunidades diretas de aprimoramento no setor de atuação do autor, entre melhoria e crescimento do valor agregado nos processos. Tal valor foi traduzido na padronização e automatização de atividades manuais, que consumiam tempo valioso e direcionável a análises mais elaboradas. Através de análises mais elaboradas, pode-se produzir informações de qualidade mais assertiva, que contribuem para que decisões estratégicas da organização sejam melhor suportadas. Assim, demonstrou-se a viabilidade e eficiência do gerenciamento de processos de negócio na empresa em que foi desenvolvido o estudo.

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Finalista

A qualidade no sistema de transporte coletivo urbano rodoviário: o caso de São Paulo
Autor: Guilherme Nudel Radomysler
Orientador: Prof. Dr. Mauro Zilbovicius

RESUMO:
A mobilidade urbana de uma região metropolitana, definida pela facilidade de deslocamento das pessoas, é uma característica determinante da qualidade de vida daqueles que a habitam e do seu grau de desenvolvimento econômico e social. O sistema de mobilidade também está profundamente relacionado com o desenvolvimento urbano e a forma de ocupação do solo.
No Brasil, onde 84% da população reside em área urbanas, a questão da mobilidade tem cada vez mais importância. O modelo de mobilidade implementado na cidade de São Paulo durante a maior parte do século XX foi voltado para o uso do automóvel como principal modo de transporte. O investimento em grandes avenidas e projetos viários como túneis e pontes e a priorização do transporte privado em relação ao público são traços característicos desse modelo. Ele, entretanto, está esgotado, como demonstram os congestionamentos cotidianos e os índices cada vez mais baixos de mobilidade da população paulistana.
O transporte público aparece como alternativa de sistema de mobilidade e, em especial p ônibus, por ter baixos custos de implementação e possibilitar mudanças operacionais com impactos de curto prazo, quando comparado com o trem urbano e o metrô.
Em junho de 2015, a Prefeitura de São Paulo publicou a estrutura do Edital para Concessão do Serviço de Transporte Público sobre Pneus, que irá reger a operação de ônibus na cidade por vinte anos e prorrogável por igual período. Esse Edital, com valor total de R$ 140 bilhões, possui diversas inovações e ferramentas na forma de contrato para garantir a prestação do serviço com qualidade e eficiência.
Esse trabalho, com base em uma revisão da literatura disponível sobre o tema, analisa a forma que o Edital encontra para medir a qualidade do serviço dos operadores do sistema de ônibus e as ferramentas utilizadas para manter padrões mínimos de qualidade e influenciar seus comportamentos. Foram encontradas diversas lacunas na definição de qualidade utilizada no Edital, especialmente no que concerne a perspectiva de stakeholders além dos usuários do sistema.
Concluo com uma série de sugestões de estratégias e ferramentas que poderiam ser incluídas tanto no contrato com os operadores quanto no processo de licitação da prestação do serviço.

Trabalho de Formatura Completo