\ Universidade de São Paulo - Sites > Departamento de Engenharia de Produção == > Destaques > PRO realiza XIX Jornada de Ergonomia da Poli-USP

PRO realiza XIX Jornada de Ergonomia da Poli-USP

O Departamento de Engenharia de Produção (PRO) da Poli-USP, promoveu a XIX Jornada de Ergonomia da Poli-USP nos dias 26 e 27 de setembro de 2023. Com o “Ergonomia e os objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, o evento recebeu apoio do Instituto Trabalhar, e coordenado pelos Profs. Drs. Fausto Leopoldo Mascia (PRO/EP-USP), Uiara Bandineli Montedo (PRO/EP-USP) e Claudio Marcelo Brunoro (Instituto Trabalhar).

O dia 26 de setembro de 2023 foi reservado para as palestras do JoPE (Jovens Pesquisas em Ergonomia). O evento aconteceu forma online, onde palestrantes discursaram sobre os temas: “Desafios da Ergonomia e da Engenharia do Trabalho nos Cursos Superiores”; “Sensibilizando o olhar do aluno de graduação para noção de atividade”; “Experiências com a AET em uma disciplina de graduação” e “O Ensino Interinstitucional de Ergonomia da Atividade”. Entre os palestrantes do JoPE estavam Raoni Rocha (UFOP), João Marcos Bittencourt (UFF), Vitor Figueiredo (UNIFEI) e Daniel Braatz (UFSCar), e teve como mediadores Claudio Brunoro (Instituto Trabalhar) e Patrícia Gomes da Costa (UERJ).

No dia 27 de setembro aconteceu a XIX Jornada de Ergonomia de forma hibrida. Abordou temas como “Panorama geral sobre o futuro do trabalho sustentável”, “Saúde planetária, sistemas alimentares sustentáveis e ergonomia”, “Saúde e bem-estar, consumo e produção responsável” e “Trabalho decente, desenvolvimento econômico, cidades e comunidades sustentáveis”.

Entre os palestrantes estavam o Prof. Dr. Mauro Zilbovícius (Poli/USP), o Prof. Dr. Francisco de Paula Antunes Lima (UFMG), o Prof. Dr. Laerte Idal Sznelwar (Instituto Trabalhar), o Prof. Dr. Antonio Mauro Saraiva (IEA-USP – Poli/USP), a Profa. Dra. Aline Martins de Carvalho (FSP/USP), a Profa. Dra. Uiara Bandineli Montedo (Poli/USP), a Profa. Dra. Sandra Gemma (FCA/Unicamp), o Prof. Dr. Daniel Braatz (Produção/UFSCar), o Prof. Dr. Tiago Sigahi (ICP/UNIFAL), o Prof. Dr. Francisco Duarte (COPPE/UFRJ), o Prof. Dr. Eduardo Ferro (EEL/USP), o Dr. José Marçal Jackson Filho (FUNDACENTRO).

Os vídeos do evento estão disponíveis na página do Youtube do Depto. de Engenharia de Produção da Poli-USP, clique aqui.