Iniciação Científica

O objetivo da Iniciação Científica é propiciar aos alunos de graduação a aprendizagem do método científico e de técnicas de sua área de atuação por meio do desenvolvimento de um projeto de pesquisa, sob orientação de um docente ou pós-doutorando.

Oportunidade de:
– Trabalhar diretamente com um professor e seu grupo de pesquisa, formado por outros professores, estudantes de graduação e pós-graduação, em pesquisas na área de engenharia de produção;
– Aprofundamento sobre temas de pesquisa na área de engenharia de produção – útil para descobrir a área que mais lhe agrada e lhe ajudar na escolha de seu percurso profissional;
– Network (rede de contatos);
– Obter pontos para o Programa de Intercâmbio.

Desenvolver habilidades:
– De pesquisa acadêmica sofisticada, contando com acesso a bases de dados com publicações nacionais e internacionais;
– De leitura e compreensão aprofundada de temas de pesquisa em português e inglês;
– De escrita acadêmica (introdução, objetivo, metodologia e considerações finais).

Período ideal:
– A partir do segundo ano (terceiro semestre).


PROGRAMAS E BOLSAS

O projeto pode ser realizado de forma voluntária, sem o recebimento de bolsa. Porém, existem diversas opções de bolsas oferecidas por diferentes fontes, conforme consta a seguir.

CNPq
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), oferece bolsas nas duas modalidades: Iniciação Científica (PIBIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). A seleção é feita conforme regras do edital que é publicado normalmente no mês de abril em https://prp.usp.br/iniciacao-cientifica-e-tecnologica. O orientador deve fazer a inscrição do projeto no sistema Atena no período informado no edital. Em seguida, o projeto será avaliado por um parecerista e classificado pela Comissão de Pesquisa da Escola Politécnica. A distribuição das bolsas é feita pela Pró-Reitoria de Pesquisa, conforme a demanda e a classificação dos projetos pelas Unidades. A vigência da bolsa é de 12 meses, de agosto a julho do ano seguinte.

Editais e Resultados

FAPESP
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) analisa pedidos de  bolsas de iniciação científica ou tecnológica em fluxo contínuo, ou seja, podem ser submetidos a qualquer tempo. Para mais informações, acesse http://www.fapesp.br/248. O orientador deve submeter o pedido diretamente no sistema SAGe da FAPESP (sage.fapesp.br). A duração da bolsa é de 12 meses, podendo ser renovada, em condições excepcionais e muito bem definidas e justificadas, dependendo da análise de mérito. Não são concedidas bolsas por período inferior a 6 meses.

PUB – USP
O Programa Unificado de Bolsas da USP concede bolsas para projetos em três vertentes: ensino, pesquisa e cultura e extensão. Os projetos na vertente pesquisa podem ser equivalentes a projetos de iniciação científica ou tecnológica. Nesse programa, os alunos devem cadastrar-se primeiramente no Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE) e posteriormente inscrever-se nos projetos dos docentes já aprovados. O edital é publicado normalmente no mês de maio em http://www.prg.usp.br. A duração da bolsa é de 12 meses, com vigência  entre setembro e agosto do ano seguinte.

Editais e Resultados

AEP – Associação dos Engenheiros Politécnicos
As informações sobre o edital vigente encontram-se no site: https://www.politecnicos.org.br/bolsas-de-estudo/.

Sem bolsa ou para obtenção do Atestado de Conclusão
Os alunos que optarem por realizar a iniciação científica sem bolsa ou com outra bolsa que não pertença ao PIC (Programa de Iniciação Científica), e que desejarem uma declaração de que realizaram iniciação científica na universidade, podem ser cadastrados formalmente pelo seu orientador no sistema Atena. Neste caso, os estudantes devem cumprir as regras do PIC, ou seja, entregando relatórios parcial e final, participando do SIICUSP e tendo a frequência necessária.

Para mais informações, acesse o “Guia para a Iniciação Científica e Tecnológica”, elaborado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP.

Prazos para cadastramento no Sistema Atena

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA USP – SIICUSP

O Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP – SIICUSP é um evento anual que tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de iniciação à pesquisa científica e tecnológica realizados por alunos de graduação da USP, bem como de outras instituições nacionais e internacionais. Visa também contribuir para o desenvolvimento de competências necessárias à pesquisa acadêmica, promovendo a oportunidade de interação entre pesquisadores de todos os níveis e áreas, e fomentando a colaboração e a pesquisa multidisciplinar na Universidade.

Para mais informações, acesse: http://siicusp.prp.usp.br/


ACESSE TAMBÉM:

Guia para a Iniciação Científica e Tecnológica

Perguntas Frequentes

Palestra sobre IC 2020

Palestra sobre IC 2019

Orientadores e Temas

Oportunidade de Bolsas de IC – Projeto de P&D Petrobrás – Poli/USP

Manual do sistema Atena (passo a passo)

Procedimento para implementação de bolsas PIBIC e PIBITI