\ Universidade de São Paulo - Sites > Departamento de Engenharia de Produção == > Destaques > Alunos da USP conquistam medalha de ouro em olimpíada internacional de matemática

Pela primeira vez na história, estudantes brasileiros conquistam duas medalhas de ouro em uma mesma edição da Olimpíada Internacional de Matemática – IMO, na sigla em inglês. Marcelo Machado Lage, aluno do Bacharelado em Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da USP, e Olavo Paschoal Longo, aluno de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP, receberam a distinção máxima na 63ª edição da IMO, que aconteceu em Oslo, na Noruega.

Os estudantes integram o time que representou o Brasil na IMO, também composto de alunos do Rio de Janeiro, Goiás e Ceará. Com desempenho histórico, a equipe brasileira conquistou ainda uma medalha de prata, duas medalhas de bronze e uma menção honrosa. O grupo teve como vice-líder o aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Matemática da USP, Rafael Kazuhiro Miyazaki.

Com esta medalha, o Brasil acumula um total de 13 Medalhas de Ouro na IMO e agora ocupa a 19ª posição no ranking geral de países, com 173 pontos. De acordo com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada, os estudantes que representaram o Brasil foram selecionados entre os vencedores da 43ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

A Olimpíada Internacional de Matemática é a mais antiga olimpíada científica do mundo. Realizada desde 1959, premia jovens estudantes de mais de 100 países. Este ano, 589 estudantes de 104 países participaram da IMO.

Com informações do IME e da OBM

Reprodução: Jornal da USP