\ Universidade de São Paulo - Sites > Departamento de Engenharia de Produção == > Destaques > Estudantes da USP apresentam projeto de sustentabilidade e mobilidade urbana em evento na Califórnia

As estudantes  da USP Beatriz Segatti, Giselle Jensen e Ross Sumie  apresentaram um projeto no SUGAR Expo 2021/22. O evento, promovido pela SUGAR Network, foi realizado em São Francisco, nos Estados Unidos, em 4 de junho, e reuniu 20 equipes compostas por estudantes de universidades de diversos países e 17 empresas parceiras.

As estudantes Beatriz, Ross e Giselle cursam, respectivamente, engenharia ambiental, engenharia elétrica e arquitetura na Escola Politécnica (Poli) e na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP. Por meio de uma disciplina oferecida na Poli, elas  atuaram por 9 meses propondo uma solução, o Spod Connect, para um desafio apresentado por uma empresa, a SUMMIT, junto a quatro estudantes da Trinity College Dublin (TCD), Irlanda.

O desafio proposto foi conciliar sustentabilidade e conveniência em mobilidade urbana, e a  solução final foi apresentada na EXPO e os participantes puderam testar o protótipo.

A equipe da USP no evento deste ano foi orientada pelos professores do Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP  André Fleury e Eduardo Zancul e pelo doutorando Pedro Romeral.

A USP participa da rede SUGAR desde 2013, para promover o intercâmbio de experiências no ensino de projetos de inovação e a internacionalização da Universidade nesta área. Ao longo dos anos, dezenas de estudantes da USP tiveram oportunidade de atuar em projetos internacionais por meio dessa iniciativa. Leia mais sobre o projeto.

É possível assistir a apresentação da solução desenvolvida pelo grupo de estudo das alunas da USP neste link, ou no vídeo abaixo.

Reprodução: Site Poli-USP