Fale conoscoFacebookYoutubeLinkedin
\ Universidade de São Paulo - Sites > Departamento de Engenharia de Produção == > Notícias > Departamento de Engenharia de Produção da Poli homenageia Professor Afonso Fleury pelos 50 anos de docência

Departamento de Engenharia de Produção da Poli homenageia Professor Afonso Fleury pelos 50 anos de docência

O docente Afonso Fleury leciona na Poli desde 1972 e é uma das principais referências da Engenharia de Produção no Brasil

Na tarde da última quarta-feira, dia 9 de março de 2022, das 12h às 14h, o Departamento de Engenharia de Produção (PRO) da Escola Politécnica (Poli) da USP realizou virtualmente um evento em homenagem aos 50 anos de docência na Poli do professor Afonso Fleury. A cerimônia contou com a presença do Diretor da Escola, professor Reinaldo Giudici; da chefe do PRO, Marly Monteiro de Carvalho; e de diversos docentes e politécnicos que tiveram suas trajetórias impactadas pelo professor Fleury.

Afonso Fleury ingressou na Poli em 1964, no curso de graduação em Engenharia Naval e Oceânica, e se formou em 1970. Realizou mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica entre os anos de 1971 a 1974 e 1975 a 1978, respectivamente. Em 1972, começou a lecionar no PRO-Poli, no qual é professor sênior atualmente.

A mediadora da cerimônia, a professora Marly Monteiro de Carvalho, abriu o evento com um discurso sobre os impactos da carreira do professor Fleury para o PRO e a Engenheira de Produção no Brasil. Ela abordou sobre a capacidade do docente de unir uma carreira longeva com produtividade constante. Em seus 50 anos de atuação na academia, o professor orientou 26 doutores e 11 mestres e, mesmo atuando como professor sênior, ou seja, após sua aposentadoria formal, ele continua a ser orientador de jovens pesquisadores. Ao longo de sua carreira, Fleury buscou constantemente a internacionalização da engenharia e o compartilhamento de conhecimento entre o Brasil e o mundo.

O professor Helder Gomes Costa explicou que não teve a oportunidade de ser aluno do Fleury, e o conheceu no contexto da atuação dele na Engenharia de Produção brasileira. Ele expressou que o docente é uma inspiração e referência para ele e para todos os profissionais da Engenharia de Produção. Costa também ressaltou a homenagem que o professor recebeu do Prêmio da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia de Produção (ANPEPRO), por sua contribuição para o ensino e a pesquisa e o reconhecimento de Fleury pela comunidade internacional.

O docente Antonio Cezar Bornia comentou sobre a visão atual do professor Fleury para a Engenharia de Produção e o prêmio que recebeu da ANPEPRO. Além de parabenizar Fleury e desejar mais muitos anos de carreira.

Reinaldo Giudici, diretor da Poli, expressou sua felicidade em homenagear a importância do trabalho do professor Fleury. Ele também parabenizou o docente e o agradeceu pelas suas contribuições.

Em seguida, o professor Afonso Fleury iniciou o seu discurso agradecendo a todos que auxiliaram na realização do evento e cumprimentou o diretor e os ex-diretores da Poli que marcaram presença na cerimônia. Ele abordou que sempre se encanta com o ambiente acadêmico e a USP, que mesmo não sendo perfeito, se organiza em um local fértil no qual as ideias são compartilhadas e discutidas. O docente falou que o processo de aprendizado é contínuo, o que é muito exaltado na USP, e que ele sempre aprende muito com seus colegas da Escola. Também ressaltou a importância da internacionalização e que a troca com professores e pesquisadores de outros países gera muito conhecimento. Além disso, o professor Fleury aproveitou a oportunidade para homenagear sua parceira de trabalho e esposa, Teresa Fleury, que foi parte essencial dos seus 50 anos de docência, dividindo com ele vários processos em seus estudos e na vida.

Ele comentou que a adaptação é muito importante para a Engenharia de Produção e que, ao longo de sua carreira, viu o sistema de produção se transformar do fordismo para o toyotismo e agora se tornar um processo muito mais digital, o que foi acelerado pela pandemia. Fleury parabenizou a professora Marly Monteiro de Carvalho pela gestão do PRO e seus feitos à frente do Departamento.  Ele finalizou transmitindo seus desejos que a Engenharia de Produção busque por “soluções mais dignas e humanas para nossa sociedade”.

Em sua fala, Teresa Fleury agradeceu a todos que antecederam suas palavras. Ela brincou que tinha que fazer uma correção em relação ao discurso do professor Fleury, visto que na visão dela, o docente que encabeçou vários dos projetos do casal. Teresa contou que ela e Fleury sempre viram a importância de estar presente no Brasil, mas inserido em um contexto internacional. Ela também abordou que atrás de um grande homem, não há uma grande mulher, mas sim que ao lado de um grande homem, sempre há espaço para uma grande mulher, e que ambos apoiam um ao outro mutuamente. Teresa finalizou seu discurso olhando para o futuro falando que essa nova geração será a responsável por inovar a engenharia.

Durante o evento, o professor Fleury recebeu virtualmente uma placa em homenagem aos seus 50 anos. A placa será entregue pessoalmente em breve.

O professor José Roberto Cardoso relatou o início da sua carreira e do professor Fleury. Cardoso começou sua docência alguns anos depois de Fleury e, já nessa época, notou a grande personalidade que Fleury é, tanto pelos seus discursos nas reuniões, como em suas pesquisas e livros. O professor Cardoso comentou que no DNA do PRO-Poli está o docente Fleury, e que se hoje o Departamento é o que é, isso se deve a Fleury.

O docente Ivan Gilberto Sandoval Falleiros expressou que mesmo não tendo tanto contato com o professor Fleury, sempre admirou muito o politécnico, o qual sempre foi um grande apoio para ele.

O professor Joaquim Ferreira exaltou que a convivência com o docente e com toda a família Fleury sempre foi muito boa e de muito aprendizado, e que é muito feliz por isso.

Na sequência, foi transmitido um vídeo em homenagem ao professor Fleury, no qual diversos colegas docentes trataram sobre os impactos do Fleury em suas vidas, no Departamento e na Engenharia. Assista a homenagem em vídeo aqui.

Após o vídeo, os presentes tiveram a oportunidade de falar algumas palavras em homenagem ao professor Fleury. A professora Marly encerrou o evento ressaltando a colaboração dos professores sêniores para a Poli e o papel central do professor Fleury para o PRO.


Texto produzido pela Equipe de Comunicação da Poli-USP, link da notícia.