Professor Guilherme Ary Plonski integra lista de indicados para nomeação do novo diretor-presidente da FAPESP

Agência FAPESP – Em reunião realizada na última quarta-feira (17/08), o Conselho Superior da FAPESP elaborou a lista tríplice de candidatos a ser submetida ao governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, para nomeação do novo diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo (CTA), cujas competências estão previstas no art. 24 do Regimento Interno da Fundação.

Integram a lista Carlos Américo Pacheco, Guilherme Ary Plonski e Carlos Frederico de Oliveira Graeff.

Pacheco é engenheiro eletrônico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA, 1979), mestre (1988) e doutor (1996) em economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com pós-doutorado na Columbia University (2005). É professor de economia na Unicamp. Foi secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e presidente do Conselho de Administração da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep, 1999-2002). Também foi subsecretário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (2007), reitor do ITA (2011-2015) e diretor do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM, 2015-2016).

Plonski é professor titular da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) e professor associado do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (Poli), ambas da Universidade de São Paulo (USP). Dirige o Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP), é coordenador científico do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica e vice-coordenador do Centro de Inovação da USP. Foi diretor-superintendente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e diretor da área de Gestão de Tecnologias em Educação da Fundação Vanzolini. É membro titular e conselheiro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) e Pesquisador Emérito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Carlos Graeff é bacharel (1989), mestre (1991) e doutor em física (1994) pela Unicamp; livre-docente na USP (1999), com estágios de pesquisa no Max Planck Institut für Festkörperforschung, Stuttgart, Alemanha (1992-1993); no Walter-Schottky Institut, TU-München, Alemanha (1994-1996) e na Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne, Suíça (2003 e 2004). Foi pró-reitor de Pesquisa da Universidade Estadual Paulista (Unesp), onde é professor titular do Departamento de Física da Faculdade de Ciências. Integrou a Coordenação de Área de Engenharia da FAPESP. Foi diretor científico da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) e presidente do Clube Humboldt do Brasil. É membro da Aciesp.

Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.